sábado, 7 de janeiro de 2017

Testar ou não testar o CUFF da SVF??

Recentemente alguns colegas comentaram comigo que em um congresso foi discutido a testagem do CUFF da sonda vesical foley, fiquei curioso para ouvir os argumentos, e segundo eles a discussão foi não realizar a testagem do CUFF uma vez que esses materiais possuem garantia de fábrica.  Bem interessante a forma de pensar de quem abordou a situação. Porém não tem teor cientifico.

Em minhas pesquisas absolutamente todas as literatura e manuais de procedimentos de enfermagem trazem a testagem do CUFF, não encontrei nenhum que abordasse o procedimento de outra forma. Visto que é uma pratica amplamente difundida trouxe algo a mais para incentivar sim a testagem como veículo de segurança do procedimento. Já houve situações onde o paciente chegou para retirar a sonda vesical e simplesmente o CUFF não desinflava, paciente foi submetido a procedimento médico para estourar o CUFF.
Trago também a importância de inflar exatamente a quantidade solicitada de acordo com as informações de fábrica.

E para finalizar a importância e construir um pensamento concretizado a respeito do assunto, saliento também as inúmeras vezes que presenciamos os chamados defeitos de fábrica, quem de vocês nunca presenciou um defeito de fábrica.

Defeitos de fabrica são exatamente:

Defeito é tudo o que gera dano além do vício. Fala-se em "acidente de consumo" ou, como o própria lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor - clique aqui) denomina: "fato do produto e do serviço". Defeito poderia ser ligado a "falha de segurança".
O defeito é o vício acrescido de um problema extra, alguma coisa extrínseca ao produto ou serviço, que causa um dano maior que simplesmente o mau funcionamento, o não-funcionamento.


Então insuflem o CUFF!! Galerinha deixem sua opinião e compartilhem conhecimento.

Curtam minha FanPage: facebook.com/homensdaenfermagem/


Um comentário:

  1. Não é bem assim! Sugiro ler a matéria em nosso site!

    https://www.enfermagemavancada.com/post/testar-ou-n%C3%A3o-testar-o-balonete-da-sonda-vesical-de-demora

    ResponderExcluir