sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PAIS NO PARTO II - Pré-Natal

Estou Grávido e quero realizar o Pré Natal também...

     No começo são enjoos, vertigens, mal estar... aí vem a angustia, a desconfiança e o preparo para realizar o teste de farmácia. É assim os primeiros momentos da maioria das mamães!
     Mas o que acontece com o papais e quais são seus anseios, uma vez que sua gestação não acontece nas entranhas, mas fora delas.
Então a gestação no homem se desenvolve no CORAÇÃO, é lá onde é germinado os primeiros sentimentos, as primeiras angustias, a sensação de ESTOU PREPARADO! A grande dependência do bebê assusta o pai, fazendo com que sentimentos antagônicos surjam. Eles podem sentir felicidade, carinho e afeto pela chegada do filho, como também ansiedade e despreparo para dar conta das novas responsabilidades e de todas as exigências que a experiência parental suscita... Esses são alguns sentimentos que são vividos pelos papais de primeira viagem, e o pior eles tem que lidar com tudo isso sozinhos, aos poucos, dia pós dia processando cada nova descoberta.
     A paternidade surge com o instinto florescendo o sentimento pelo mais precioso bem que criam, SEU BEBÊ! Significa transformação, momento em que o homem que outrora ocupava o papel de filho torna-se pai. Neste processo, o homem adquire, paulatinamente, novas competências, as quais caracterizam as fases da paternidade e correspondem complementarmente às necessidades de cada fase de crescimento e desenvolvimento do filho, ou seja, na medida em que o filho se desenvolve o homem se constrói como pai.
Tanto o período da gestação como do nascimento e do puerpério são particularmente sensíveis na construção da paternidade porque geram instabilidade devido às mudanças que ocorrem. Apesar de o período gravídico-puerperal ser fundamental na construção da paternidade muitos pais não se sentem participativos e nem integrantes deste momento. Pelo fato da gestação ser sentida fisiológica e anatomicamente pela mulher, frequentemente, o homem se retrai. Nesse sentido, a expressão “pais grávidos” tem sido utilizada para enfatizar que a gravidez não é um evento exclusivamente feminino e que, embora o homem não engravide fisiologicamente, a paternidade inicia na gestação.
     O pré natal é onde os profissional de enfermagem vão de encontro a preparar essa mamãe a cada consulta, realizando o preparo psicológico e físico, identificando possíveis riscos e realizando condutas a fim de que essa gestação ocorra da melhor forma. Por isso é importante o pai está inserido em cada consulta, para que se possa ter uma melhor compreensão das modificações que ocorreram  nessa mulher, apoiando psicologicamente, acompanhando em exames, compartilhando responsabilidades para que ambos não fiquem sobrecarregados e assim possam aproveitar juntos esse momento único. O Ministério da Saúde recomenda no mínimo 6 consultas para uma gestação saudável.

O que vai acontecer nas consultas de pré-natal?

A consulta é a chance de você tirar suas dúvidas com o enfermeiro ou medico, portanto não se esqueça de levá-las anotadas. Normalmente nas consultas faz o seguinte:

*Mede sua pressão arterial e verifica seus outros sinais vitais (coração, pulmões)
*Pesa
*Ausculta o coração do bebê com um aparelhinho especial (a partir de 14 semanas)
*Mede a sua barriga com uma fita métrica, para verificar a altura uterina
*Pede exames
*Conversa com você, dá orientações e esclarece suas dúvidas

E você papai de primeira viagem que está lendo esse post saiba que participando do pré natal sentirá uma maior segurança para enfrentar toda gestação.

Alexandre Melo

Curta nossa FanPage: facebook.com/homensdaenfermagem/

Curtam e compartilhem #HomensDAEnfermagem  #SaudeDoHomen  #PréNatal


Nenhum comentário:

Postar um comentário